Dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, data da morte de Zumbi dos Palmares. Dentre os diversos líderes da resistência negra, Zumbi foi o principal representante. Nascido no estado de Alagoas no ano de 1655, ele foi líder no Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas. Sua história é lembrada até hoje.
Diante da importância desse momento histórico, em 2003 a Lei Federal nº 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro (dia da morte de Zumbi dos Palmares), no calendário escolar e tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio.
Considerando a importância desse tema, fizemos uma parceria com o Museu Afro Brasil não por apenas um dia, mas durante todo o mês de novembro para conhecer um pouco mais sobre esse assunto.
Aproveite a oportunidade e conheça o Museu Afro Brasil, um dos maiores e mais importantes museus do país com mais de seis mil peças relacionadas à cultura e história afro-brasileira. Acesse o site www.museuafrobrasil.org.br e confira a programação especial para este mês.