O que vale a pena a sua escola investir?

Portrait of a business woman working on laptopNão é novidade para ninguém que a educação passou por grandes transformações, principalmente no último ano. A internet transformou toda uma geração, que vê o mundo pelas perspectivas real e virtual: a Geração Z. Adaptar a sua rede de ensino à aprendizagem do futuro é uma necessidade do agora.

Os nativos digitais, como também são conhecidos, são jovens que nasceram na era internet, conectividade e bombardeios de informação. Pensar em estratégias que acompanhem esses jovens se tornou uma missão para as escolas, que devem acompanhar os diferentes ritmos de aprendizagem desses jovens.

A partir desse contexto surgiram vários métodos de ensino para engajar e educar a Geração Z. A linguagem computacional, a internet, a Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias servem como ferramentas para dinamizar, otimizar e incentivar os estudos. Olhando para esse cenário e buscando soluções viáveis, nascem as tendências educacionais. Esse novo estilo educacional utiliza-se de ferramentas tecnológicas para levar inovação para o ambiente escolar e melhorar o nível de desempenho dos alunos dentro e fora de sala de aula.

Situação problema - A geração Z demonstra um maior engajamento social, defesa de práticas sustentáveis e ainda questões relacionadas à diversidade e respeito às minorias. Com isso, a tendência é que os currículos escolares adotem assuntos voltados a essas temáticas, que fazem parta da realidade dessa nova geração, contextualizando questões sociais.

Pedagogia empática - Preparar crianças e adolescentes para um mundo mais humanizado é mais uma tendência que segue a linha de trabalhar situações problemas. Essa nova realidade pede estudantes mais sensibilizados e envolvidos com debates da sociedade contemporânea. O educador deve trabalhar em sala de aula métodos que abordem questões atuais, exercitando a capacidade dos alunos de se colocarem no lugar do outro e trazer soluções mais humanitárias. Para, assim, formar profissionais e cidadãos sem preconceitos, trabalhando gradualmente a aceitação e o respeito.

Ensino híbrido - Unir o ensino presencial ao ensino digital é outra prática que está em alta. Com o uso do ensino remoto pode-se perceber que os avanços tecnológicos têm muito para oferecer à educação. O acesso mais democrático à internet tem tornado essa realidade cada vez mais presente.

Dispositivos tecnológicos - O pensamento de que os smartphones são inimigos da educação tem se afastado de muitas salas de aula. Isso porque aos poucos os educadores estão notando que podem, e devem, utilizar esse recurso como ferramenta de ensino. Não se deve excluir os dispositivos tecnológicos das aulas e sim ensinar como utilizar essas ferramentas em prol da educação. O objetivo é permitir o uso desses dispositivos durante as aulas direcionados às pesquisas relacionadas à disciplina em questão, tornando o ensino mais dinâmico, prático e interativo.

Gamificação - Outra tendência que está cada vez mais atraindo os jovens e estimulando a prática de estudos é a gamificação. Alinhado à BNCC – Base Nacional Comum Curricular – os jogos educacionais visam trazer protagonismo e autonomia para os alunos. De maneira divertida e interativa os professores podem utilizar esses recursos para trabalhar conteúdos discutidos em sala de aula. Essa é uma estratégia interessante para unir alunos e professores no desenvolvimento do conhecimento. Vale ressaltar que a gamificação também pode estimular um espírito de competitividade saudável.

Automatização de processos - Mais uma novidade para o mundo educacional é o uso da tecnologia para agilizar processos morosos, a fim de otimizar tempo e recursos. Professores e gestores educacionais podem se apropriar dos recursos tecnológicos para análise de resultados, relatórios e gráficos que possibilitam conferir de maneira rápida os pontos de atenção que precisam ser trabalhados dentro da sala de aula.

Quanto mais você investe em educação e acompanha as tendências do mercado para esse setor, mais você colabora para um futuro melhor, com jovens mais preparados e capacitados para lidar com as situações da sociedade moderna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>