O poder do fórum nas suas aulas

240_F_436813983_Rp3pq4sCK7TvyorF02b3BXsrrAdWdMhvVocê sabia que os fóruns de discussão podem ser uma poderosa ferramenta para as suas aulas? Isso mesmo, essa ferramenta é uma verdadeira aliada, tanto da escola como do aluno na busca pelo desenvolvimento de cada um.

Nos últimos anos, os fóruns se tornaram um instrumento muito importante no processo de aprendizagem e engajamento dos alunos, pois eles possibilitam o desenvolvimento em conjunto mesmo à distância.

E vamos combinar que aprender sozinho torna o processo muito desestimulante. Com o uso do fórum nas suas aulas a formação colaborativa entre os alunos, com o apoio de professores e tutores é estimulada de forma nata, pois permite a troca de experiências, o debate de ideias e a construção de repertório.

Assim, é possível a construção de uma aula virtual rica em aprendizagem e compartilhamento de informações. Entre seus diversos benefícios, podemos listar:

– Desenvolvimento da aprendizagem;
– Discussão de temas;
– Estreitamento da relação entre aluno e professor;
– Estreitamento da relação entre os alunos;
– Aprimoramento do conhecimento;
– Estímulo à discussão;
– Incentivo à leitura;
– Compartilhamento de conteúdos, livros e opiniões, e muito mais.

No fórum é possível inserir vídeos diretos do Youtube, imagens, links de sites, anexar documentos em diferentes formatos (PDFs, PPT, Excel, Word, etc.). Dito isso, separamos 3 maneiras de usar o Fórum para suas aulas e tornar suas atividades ainda melhores.

Fórum: Não vale repetir

Nessa proposta você realizará um jogo com seus alunos, em que os alunos precisam cumprir um desafio: o de não repetir o que foi dito pelo colega.

Por exemplo, você pode trabalhar vocabulário com eles. Isso serve tanto para as aulas de alfabetização em Português ou em outro idioma, solicitando que coloquem palavras que comecem com uma letra específica.

Assim, eles terão que ler o que o coleguinha já comentou, quem for o último a comentar ou comentar mais, ganha. Você pode colocar limite de palavras a serem comentadas por resposta. Tem preferência pela palavra quem comentar primeiro.

Essa mesma dinâmica pode ser feita para trabalhar animais, cores, aumentativo, diminutivo, enfim, as possibilidades são infinitas e vai da criatividade de cada educador.

Para deixar o jogo mais interessante, você pode recompensar o aluno vencedor dando destaque a ele e estimulando que os alunos participem da dinâmica.

Fórum: Defenda sua ideia

Aqui é legal dividir a turma em dois ou mais grupos e pedir que cada um defenda um tema, uma proposta, uma ideia. Pode ser incentivado que eles criem uma solução para um problema ou que eles argumentem a favor ou contra uma temática, como a Revolução Industrial, trazendo os pontos positivos e negativos.

Assim, os alunos irão pesquisar sobre um tema e ganhar repertório, aprendizado, conscientizar-se-ão sobre os respeito às regras e opiniões diversas.

Mais uma vez, essa dinâmica também pode ser incentivada pela recompensa ao melhor grupo ou alunos mais participativos.

Fórum: Eu vejo com meus olhinhos ou Gincana Eu tenho em casa

Nessa atividade, você deverá propor que os alunos encontrem algo, pode ser um objetivo escolhido pela cor ou um objeto em determinada quantidade ou objetos específicos.

O grau de complexidade da dinâmica pode variar de acordo com a idade do aluno e conteúdo visto em sala de aula. Por exemplo, para crianças menores uma atividade de artes pedindo só objetos com as cores amarelas é legal, se elas forem maiores, você pode abrir pedindo objetos com cores primárias ou secundárias, assim elas vão revisando conteúdo de forma dinâmica.

O mesmo acontece com as outras disciplinas. O professor de matemática pode pedir 5 objetos iguais ou simplesmente uma foto de 5 objetos, se as crianças estiverem aprendendo a contar. Mas se elas estiverem aprendendo a calcular pode ser feito uma brincadeira pedindo 2 lápis + 3 lápis = a foto de quantos lápis? E peça para elas responderem com a foto da quantidade correta.

Para os professores de ciências pode ser pedido foto de plantas que eles têm em casa e se a criança for maior, elas podem responder sobre especificidades dessa planta, como: nome, tamanho, cor, formato da folha, se tem flores ou frutos, etc.

No Kademi, você conta com a ferramenta Fórum para trabalhar essas e outras dinâmicas com os seus alunos, tornando suas aulas muito mais atrativas. Além disso, em toda atividade realizada no nosso AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) o professor consegue liberar Pokz para seus alunos, uma moeda virtual para que eles utilizem nos ambientes livres da plataforma. Gostou? Acesse www.kademi.com.br e descubra muito mais vantagens do Kademi para suas aulas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>