Modernize sua escola: Descubra como estimular os professores a se apropriarem das novas tecnologia

wireless technology could be very usefulAtualmente temos a tecnologia presente em praticamente todas as nossas tarefas. Esse cenário não é diferente para a educação que, cada vez mais, ganha adeptos ao uso de recursos digitais para o ensino.

Ter ferramentas tecnológicas como aliadas agiliza o trabalho dos docentes, motiva os estudantes em sala de aula e aproxima a comunidade escolar da realidade dos alunos, que vivem inseridos em um contexto digital. Além de, é claro, facilitar outros processos como o de comunicação.

Porém, para que esses benefícios sejam válidos é preciso que o educador se aproprie das tecnologias e saiba fazer bom uso desses recursos. Para isso, é preciso vencer a resistência de alguns professores e ter uma gestão atenta à realidade da escola para fazer a escolha das ferramentas certas.

Motivar os docentes a se apropriarem das novas tecnologias como prática pedagógica implica em saber os pontos que precisam ser melhorados na sua instituição e os benefícios para esses professores. Por exemplo:

Otimização de tempo e processos;
Expansão de materiais pedagógicos;
Informações de fácil acesso e organizadas;
Engajamento dos alunos;
Qualificação e capacitação.

Identificando os pontos principais que precisam ser melhorados e tendo a solução para esses itens, é preciso saber mostrar para os educadores para que eles reconheçam. Por isso, nunca deixe de ouvir os educadores, os pontos que eles trazem e buscar junto a eles a solução.

Fazer com que ele faça parte do processo é evidenciar que você se importa e quer ajudá-lo. Assim, você consegue mostrar modos que a tecnologia pode otimizar o tempo dele. Já que para muitos, por exemplo, o uso de ferramentas tecnológicas representa um trabalho a mais.

Administrar o tempo de trabalho não é fácil quando se é professor, pois além das atividades dentro da sala de aula, ele ainda precisa preparar aulas, corrigir atividades e fazer reuniões. Ter uma ferramenta que pode ajudar nesse quesito é um passo importante para convencer o docente a adotar esse recurso.

Muitas soluções digitais, além de facilitarem o processo de criação de atividades e acompanhamento do aprendizado, reduzem consideravelmente o trabalho do docente facilitando a análise dos resultados. Além disso, o gasto com papel, impressão e tempo de diagramação são eliminados.

Para adquirir uma plataforma educacional também é relevante considerar se ela possui um acervo de conteúdos pedagógicos ou se pode ser personalizada conforme o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) que a sua escola já trabalha.

Aqui no Kademi, por exemplo, além de contar com um acervo da plataforma, a sua escola ainda pode disponibilizar para os educadores a versão digital dos materiais que eles já trabalham no físico.

Outra vantagem é que o educador terá tudo organizado em um só lugar, sem correr o risco de perda e degeneração de documentos e pode ser acessado pelo coordenador e gestor escolar a qualquer momento de forma prática.

Mais um fator importante é que é possível, com um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA -, identificar as principais dúvidas e lacunas do aprendizado dos estudantes, de maneira que consiga realizar intervenções direcionadas – aulas de revisão, por exemplo.

Também devemos considerar que as novas tecnologias são motivadoras para os alunos, pois falam a linguagem deles. Os novos recursos são um incentivo ao estudo quando usados da forma correta. O educador que tem domínio dessas poderosas ferramentas em aula, prende a atenção dos estudantes e estimula o gosto por aprender.

Mas atenção! Um ponto chave para implementação de qualquer recurso é o preparo para o uso. De nada adianta ter a ferramenta mais poderosa se você não se atentar às dificuldades dos professores.

Por isso, invista em capacitação e opte por soluções que sejam intuitivas e tenham suporte para que o educador consiga colocá-las em prática nas aulas.

Vale ressaltar que se manter atualizado e investir na remodelagem das práticas pedagógicas é fundamental para melhorar a qualidade do ensino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>