Educação 5.0 Conheça o novo método do ensino do futuro

240_F_234254787_d7hIOGLrIQOMhN2T2miwb65d4fyATOJwVocê sabe o que é Educação 5.0? Bom, não é novidade para ninguém que a era digital transformou nossas relações e impactaram em diversas áreas das nossas vidas e o Ensino não fica de fora disso. O uso da tecnologia, gamificação, entretenimento na educação já é uma realidade para diversas instituições de ensino antenadas. A educação 5.0 é justamente a união dessas ferramentas para a adaptação do aprendizado ao ritmo de cada aluno.

Hoje já experienciamos a chamada Sociedade 5.0, que para o professor engenheiro e Head of Active Learning da Beetools, José Motta Filho, é “inundada por inteligência artificial, nuvem de dados, hiperconexões e formatos híbridos para que um ser humano se aproprie de novos conhecimentos”. Obviamente essa nova realidade tem impacto direto na formação de estudantes, já que as escolas têm por objetivo formar mais do que profissionais capacitados, cidadãos preparados.

Com a Educação 5.0, o foco são as pessoas, tornando os alunos protagonistas do próprio conhecimento, com estratégias de gamificação em salas de aulas invertidas, em que o professor é o mediador desse conhecimento e provocador dos questionamentos levantados pelos alunos. Esse conceito, relativamente novo, não visa eliminar a Educação 4.0 e sim dar continuidade.

Na Educação 4.0 a tecnologia tem um papel de destaque dentro da sala de aula; o entendimento de que o aluno precisa ser preparado para atividades que uma máquina não é capaz de fazer. Já na Educação 5.0, todos esses elementos se mantêm, mas outros entram em cena também, tendo em base as competências socioemocionais.

A ideia de colaboração ganha uma dimensão mais elevada, indo além do aprendizado colaborativo entre colegas. Ela trabalha o aprendizado com foco na colaboração com a sociedade de uma forma geral. O principal objetivo não é apenas adquirir habilidades para conseguir se inserir no mercado de trabalho do futuro, mas sim ser capaz de fazer coisas realmente relevantes.

A proposta é de que recursos como robótica e inteligência artificial possam ser integrados à áreas mais humanas, com o digital convivendo de forma harmônica com o físico. Os recursos visam então tornar a vida das pessoas mais fácil, menos estressante, mais segura, mais saudável e menos danosa ao meio ambiente.

Nas escolas as ferramentas tecnológicas devem ser utilizadas para aproximar a comunidade ao entorno da escola e a família dos alunos. Assim, tudo estará mais conectado e os alunos desenvolvem um papel ativo, contribuindo com informações para o enfrentamento de um problema real.

Na plataforma Kademi trabalhamos com metodologias ativas, situações problemas e tarefas cotidianas para estimular a criatividade, tornar o aprendizado divertido e fomentar a evolução do aluno do jeito e no tempo dele. Quer saber mais? Acesse: www.kademi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>