Educação: 4 tendências para 2022

Pointing at touchscreenAs mudanças fazem parte da evolução da sociedade e estamos constantemente passando por transformações que resultam no que somos e o que conhecemos hoje. Na maioria das vezes essas mudanças acontecem de forma sutil, aos poucos e quase não percebemos e são as tendências que vão surgindo que indicam o novo caminho a ser percorrido.

Com o mundo da educação isso não é diferente. Já podemos notar os reflexos da pandemia e os impactos nas instituições de ensino. Com a necessidade de inovação que repercutem em contextos sociais, culturais e econômicos como um todo, são fortes os indícios de impulsionar o ensino-aprendizagem e consolidar uma educação que trabalhe o desenvolvimento digital. Nesse novo contexto é possível observar com mais clareza como o debate sobre a digitalização da educação evoluiu entre 2020 e 2021.

Desse modo, fica mais fácil visualizar as projeções mais precisas sobre o futuro, com as expectativas do setor educacional. Confira a seguir 4 tendências para o ensino em 2022:

APARATO TECNOLÓGICO – Depois de um longo período possibilitando o avanço da educação, seja democratizando o conhecimento, permitindo que ele chegue a qualquer parte do mundo; no aprofundamento dos conteúdos ou até mesmo no modo emergencial, como foi utilizado nos últimos tempos, a tecnologia provou o seu valor para aqueles que vinham resistindo a ela na educação.

Com estímulos multissensoriais e outras alternativas para impulsionar o aprendizado, a tecnologia se mostrou um suporte eficiente na inserção do contexto atual, de transformação digital contínua. Trabalhando aliado à tecnologia, as escolas reforçam o hábito da interação e desenvolvem habilidades essenciais para a vida dos alunos em seu contexto mais amplo.

ENSINO HÍBRIDO – Reforçando a importância de aparatos tecnológicos, o ensino híbrido é uma modalidade em ascendência hoje. Em 2022, a liberdade e a versatilidade continuarão a fazer parte da rotina escolar. Enxerga-se aqui o que já vinha sendo projetado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que é o aluno protagonista no processo de construção do próprio conhecimento e o professor como mediador.

Com formação continuada e educadores capacitados para o uso de ferramentas tecnológicas e plataformas educacionais, os estudantes ganham autonomia e o aprendizado vai para além do espaço escolar. Nesse contexto, contar com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) já não é mais nem um diferencial é um requisito para se manter atualizado nesse cenário cada vez mais real da educação.

O Kademi é um AVA completo que permite o trabalho focado no desenvolvimento integral dos alunos. Assim, é possível incentivar e promover o estudo, rompendo com barreiras físicas.

PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO – Fomentando a necessidade de um AVA, a tendência de um ensino personalizado surge forte para 2022. Sempre foi evidente que cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizagem e com eles como protagonistas desse processo, os professores terão que apoiar os diferentes ritmos de aprendizagem.

Dessa forma, o aluno é avaliado de forma individual, com plano de estudo preparado para melhorar o rendimento escolar de acordo com suas necessidades específicas. Com uma plataforma educacional, a visualização e identificação do nível de aprendizagem de cada um fica evidente, mas isso também deverá ser feito na modalidade presencial.

Os alunos não aprendem de forma similar e o ensino linear virou coisa do passado. O acompanhamento próximo da família também é uma forma de personalização do ensino. Diante das rápidas mudanças, essa tendência colabora para que a educação seja efetiva e repercuta em excelentes resultados.

GESTÃO OTIMIZADA – Outro fator que vem para ressaltar a relevância da tecnologia na educação é a gestão otimizada. Uma boa gestão educacional é fundamental tanto para o desenvolvimento intelectual dos alunos, quanto para o crescimento da instituição de ensino como um todo.

Por isso, investir em tecnologia, além de beneficiar alunos e o processo ensino-aprendizagem, otimiza também a gestão escolar. A gestão escolar, entre outras funções, visa articular as premissas que asseguram o processo educacional, pensando as melhores metodologias de ensino para os alunos.

O Kademi possibilita uma gestão de forma online e inovadora, com acompanhamento do desempenho dos alunos por meio de relatórios inteligentes. A partir de poucos cliques é possível visualizar os resultados de engajamento e aproveitamento das classes, professores e alunos.

Quer saber mais sobre o Kademi? Acesse nosso site (www.kademi.com.br) e descubra como podemos te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>