Competências socioemocionais: Qual a sua importância?

beautiful-young-asian-woman-mom-with-2-her-son-use-laptop-computer-notebook-sofa_74190-10501Diariamente, nas salas de aula, professores enfrentam problemáticas que vão além da dificuldade de ensinar um conteúdo. Os problemas são comportamentais, desde a falta de interesse até o desrespeito com o educador e com demais coleguinhas da turma. O aumento da violência social, que impacta no ambiente escolar, e a necessidade de novo modelos de ensino frente às mudanças tecnológicas reforçam a importância de desenvolver competências socioemocionais.

Competência socioemocional por sua vez engloba aprender um conjunto de habilidades sociais e emocionais, como: autoconhecimento, autocontrole, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada responsável de decisões, em um ambiente que oferece apoio e segurança. Nesse contexto é preciso que família e escola trabalhem juntos para que a criança e o jovem desenvolvam tais competências. Ter mecanismos que tragam a família para dentro do ambiente escolar é fundamental para que todos estejam na mesma página, e nisso a tecnologia pode ajudar, e muito.

É cada vez mais nítido que competências cognitivas e socioemocionais estão interligadas para preparar estudantes para serem pessoas criativas e proativas, e, que assim, possam ser bem sucedidos e contribuir com uma sociedade mais justa. E o conhecimento e a tecnologia devem estar a serviço do desenvolvimento dessas competências. Instituições de ensino que estimulam o bom desenvolvimento dos alunos criam um clima de convívio e uma qualidade do relacionamento entre professores e alunos muito superior das que não conseguem trabalhar competências socioemocionais. Desenvolver empatia e responsabilidade no aluno é um trabalho em conjunto com a família que reflete diretamente até mesmo no sucesso de uma carreira.

No Kademi unimos, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, professor, aluno e família, com conteúdos atrelados a propostas pedagógicas, e trabalhando sempre autonomia e responsabilidades do aluno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>