Base Nacional Comum Curricular: Habilidades X Competências

Post_blog_habilidades_competenciasNos últimos anos a educação tem passado por algumas mudanças importantes para um melhor desenvolvimento da criança, tendo maior destaque aos detalhes corporais e comportamentais. Isso inclui a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017 ministro da Educação, Mendonça Filho, que entrou em vigor em 2019 para o infantil e o fundamental.

Obviamente a implementação da BNCC teve impactos devido a pandemia causada pelo coronavírus, mas o documento defende que a evolução da aprendizagem da criança está diretamente relacionada com algumas práticas realizadas na infância, que podem ajudar a desenvolver habilidades e competências essenciais no futuro dos pequenos.

A BNCC define as habilidades como objetivos de desenvolvimento, sendo necessárias para conferir os direitos de aprendizagem de toda criança: brincar, participar, conviver, expressar, explorar e conhecer-se.

Já as competências são definidas como estimulantes de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para lidar com eventos da vida cotidiana.

Ou seja, ao desenvolver uma competência, recorremos a várias habilidades que unidas promovem um domínio para determinada atividade.

O foco de habilidades e competências mudam conforme idade da criança, compreendendo um nível de dificuldade crescente, que acompanha a evolução do aluno.

Podemos concluir que esses conceitos ajudarão na formação de estudantes capazes de tomar decisões e traçar seus caminhos de maneira autônoma.

O Kademi apoia e vem implementando ferramentas na plataforma que estimulam a melhor experiência para experimentar as habilidades e competências determinadas de maneira digital, mas que não descarta o incentivo à prática na vida real, sendo de extrema importância a vivência e contato fora do virtual.

Venha conhecer mais sobre nossa plataforma educacional e nossa jornada para um ensino com mais qualidade! Acesse www.kademi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>