Alfabetização mais atraente: Métodos que funcionam

side-view-of-smiley-little-girl-during-online-school-with-tablet-and-headphonesO desenvolvimento da escrita e da leitura é algo muito importante e que vai acompanhar a todos durante toda a vida. A comunicação basicamente depende desse processo, quanto melhor o indivíduo desenvolver essas habilidades, melhor ele vai se comunicar.

Por isso, começar a introdução da leitura e escrita desde cedo, apostando em atividades lúdicas para alfabetização divertida facilita a aquisição do conhecimento.

Chamar atenção das crianças para que elas se envolvam no processo de aprendizagem pode não ser tão simples quanto parece. Cada criança, assim como cada indivíduo que são, tem seu ritmo e gosto, por isso conhecer algumas práticas pedagógicas e testá-las na prática é fundamental.

Além disso todos devem estar comprometidos com essa tarefa, pais, responsáveis e escola. Nesse processo a regra é ênfase na criativa. Crianças costumam ser muito ligadas ao universo da imaginação e usar isso a seu favor é fundamental. Além de desenvolver a criatividade delas, você vai deixar que ela mesmo te guie pelo caminho mais fácil. Para isso, jogos, brincadeiras, narração de histórias vão ser seus aliados.

É assim que o educador consegue medir o aprendizado e identificar a percepção de mundo que cada criança e gostos pessoais. Fazer a criança aprender a partir das identificações dela, torna o processo mais fácil e prazeroso. Confira agora algumas ideias para uma alfabetização divertida na prática, que vai te ajudar tanto em casa quanto na escola:

SONS - Fazer crianças reconhecer sons, sempre é uma atividade divertida para elas. O universo da descoberta é fantástico. Por isso, músicas infantis são sempre bem-vindas, seja para reconhecer o alfabeto, números ou o som de um bicho.

CORES - Qual criança não é fascinada por explosão de cores, pintar e rabiscar é alegria da maioria delas. A mão de uma criança colore na alfabetização divertida, realizando a associação de cores à alfabetização divertida. Através das cores a criança começa a perceber melhor a diferença entre signos e símbolos.

JOGOS - As opções de jogos e brincadeiras para ajudar no processo de aprendizagem são infinitas e tudo vai depender do nível de entendimento que a criança tem. Para a alfabetização divertida, tanto em casa, pais e educadores podem apostar em jogos de quebra-cabeça com o alfabeto, jogo da memória, caça-palavras, jogo da forca e palavras cruzadas, por exemplo.

ASSOCIAÇÃO AFETIVA - Pedir para que crianças escolham objetos ou o brinquedo favorito, cria um laço afetivo que torna mais fácil a associação do alfabeto a partir do item escolhido pela criança. Para isso, basta trabalhar a identificação e/o reconhecimento das letras e palavras, usando os nomes ou partes do objeto, a cabeça de um boneco, a porta de um carrinho, e assim por diante.

MODELAGEM - Pedir para que as crianças modelem algo, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e caligrafia, além de ser muito divertido as crianças vão reconhecendo forma. A partir de uma forma já estabelecida a criança pode ir fazendo o contorno da mesma, com tinta, massinha, lantejoula, glitter ou até mesmo ponta de lápis.

GAMIFICAÇÃO - Jogos digitais unem vários itens em um só dependendo do modelo escolhido e o melhor é que as opções são infinitas. A maior vantagem é que ele imerge a criança em um universo lúdico de imaginação e alguns deles são desenvolvidos especificamente para a alfabetização. Crianças costumam ter facilidade desde muito novas com o touch, por isso, jogos gamificados no celular ou tablet com viés pedagógico pode fascinar a elas e ajudar no processo de alfabetização.

No Kademi você conta com um acervo de jogos específicos para cada idade. Além das crianças terem acesso a uma vila assemelhada ao universo de florestas dos contos de fadas para facilitar no processo de associações. São diversos materiais didáticos para facilitar o dia a dia do educador, confira tudo que o nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – oferece para alunos, pais, professores e gestores educacionais. Acesse: www.kademi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>