Além da aquisição de conhecimentos: Conheça agora outros benefícios da prática leitura!

Girl-elementary school student with a backpack and a bookQuem nunca leu um livro e viajou por entre as palavras? Experimentou viver um romance caloroso, uma aventura mágica ou um mistério de tirar o fôlego? Ou até mesmo um drama de desidratar a alma de tanto choro que causou. — Pois é, nunca superaremos “Marley e eu” do John Grogan, eu sei!

E a verdade é que a leitura tem exatamente esse dom! O dom de nos permitir vivenciar experiências que influenciam diretamente a nossa saúde mental! E olha só, não estamos falando apenas dos clássicos da literatura ou dos best sellers mais queridos da modernidade não, viu? Livros didáticos, jornais e demais gêneros também são fundamentais nesse processo.

Claro, desenvolver a prática leitora no nosso dia a dia, independente do objeto de leitura, proporciona aprimoramento cognitivo, aquisição de conhecimentos, e ampliação de repertório lexical, mas isso tudo você provavelmente já sabe, não é mesmo? Talvez, o que você ainda não saiba é que a leitura também provoca:

1- A DIMINUIÇÃO DO ESTRESSE – Pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, revelaram que ler por poucos minutos ao dia propicia a redução significativa do estresse. O estudo, que contou com voluntários, mostrou que após a leitura de textos, a frequência dos batimentos cardíacos diminui e os músculos relaxam.

2 – O DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA – Os pesquisadores Emanuele Castano e David Kidd, da universidade The New School, em New York, concluíram em seus estudos com leitores de diferentes gêneros textuais e não-leitores, que a leitura aumenta a capacidade de “se colocar no lugar do outro”, ou seja, de ser mais empático e entender que as pessoas são singulares e possuem suas próprias limitações, modos de pensar, sentir, agir ou se relacionar. Os resultados ainda mostram que o gênero ficção é o que mais causa esse efeito em comparação aos demais e a ausência da prática leitora. O estudo completo você confere na revista científica Science.

3 – O AUMENTO DA CRIATIVIDADE – Um outro estudo, agora da Universidade de Toronto, no Canadá, atestou que a leitura de ficção proporciona uma maior capacidade de identificar e compreender diferentes possibilidades em torno de um mesmo assunto. Dessa forma, torna os leitores, desse gênero, mais criativos e aptos a encontrar diferentes soluções para eventuais problemas na vida.

4 – O APERFEIÇOAMENTO DO FOCO INTERNO E EXTERNO – Muitos estudiosos confirmam que a leitura ajuda a aperfeiçoar o foco interno e externo nas atividades diárias, isso porque ao ler exercitamos a concentração e inibimos divagações internas e distrações externas. Logo, o exercício constante de leitura influencia no nosso comportamento e foco em situações em que exijam a mesma capacidade de concentração.

5 – A LAPIDAÇÃO NA ESCRITA – A leitura nos coloca em contato constante com a língua e os seus aspectos de formação e construção. Ou seja, por meio da leitura internalizamos construções sintagmáticas, morfológicas e semânticas. Logo, desenvolvemos aptidões gramaticais da língua, e com isso lapidamos nossas práticas de escrita, atendendo com maior eficiência a norma culta.

Todos esses e outros benefícios transformam e influenciam no modo como estabelecemos nossas relações pessoais, sociais e profissionais, portanto, contribuem para a definição da saúde mental e emocional de um indivíduo. Sendo assim, sinta-se convidado(a) a nos visitar todos os dias para ler nossos conteúdos e se beneficiar cada vez mais com essa prática!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>