Acessibilidade e inclusão: Ferramenta de apoio a estudantes com deficiência (PCD).

Peça6A pandemia acelerou os avanços tecnológicos, modificando a rotina de trabalho, estudos e lazer de diversas pessoas, bem como apresentou inúmeros benefícios que a tecnologia tem a oferecer quando usada corretamente, podendo aumentar o potencial de nossas interações.

Com o crescimento dessa percepção, os investimentos e concentração no digital passou a ser maior. Por conta disso, cresceu também a atenção para a experiência do usuário e a preocupação em cumprir a promessa de uma internet acessível para todos. Com tantas tarefas sendo resolvidas a alguns cliques, é necessário aliar a tecnologia aos recursos acessíveis, a fim de empoderar pessoas com deficiência.

A acessibilidade digital visa eliminar barreiras para a navegação na internet. Essa dificuldade atinge, principalmente, pessoas com deficiência e outras limitações, que encontram obstáculos que podem não só tornar mais difícil, como impossibilitar o acesso a sites, conteúdos e aplicativos.

Com o intuito de oferecer uma experiência integradora, o Kademi incorpora a sua plataforma um recurso de acessibilidade. Nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – visa oportunizar a inclusão de uma ampla gama de usuários e atender suas necessidades. No Kademi você conta com:

1. Componente para tradução em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.
2. Componente para leitura, por meio de áudio, para usuários PCD – Pessoa com Deficiência – e em processo de alfabetização.
3. Componentes visuais de auxílio à leitura.

• Cores invertidas.
• Contraste escuro.
• Contraste de luz.
• Contraste cinza.
• Links (a): Destacar os links da página com fundo escuro e letras amarelas ajuda usuários daltônicos.
• Máscara de Leitura.
• Guia de leitura.
• Dislexia: Modifica a fonte utilizada no site, para uma fonte mais compreensível aos disléxicos e alinha todo o texto para ser justificado à esquerda.
• Letter Spacing: Aumenta o espaço entre as letras dos textos dos sites, ajudando deficientes visuais e disléxicos.
• Zoom.

4. Experiência de navegação: Os recursos tecnológicos do AVA foram elaborados de forma a facilitar a experiência e navegação dos usuários, com botões e iconografia, bem como o uso de elementos visuais.
5. Inclusão de materiais de acessibilidade para o aprendizado.

Se interessou? Saiba mais sobre o Kademi em www.kademi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>