A ORIGEM DA FESTA JUNINA
As festas de Junho (ou juninas) começaram há séculos atrás como celebrações “pagãs” em comemoração ao solstício de verão.
O solstício é o dia mais longo no hemisfério norte (solstício de verão), e o mais curto no hemisfério sul, onde é celebrado o solstício de inverno.
Antes da existência do cristianismo, tribos celtas celebravam o sol como divindade e vários rituais eram realizados para celebrar o dia mais longo do ano, tais como acender fogueiras para espantar maus espíritos das colheitas.
Durante a Idade Média, com o crescimento do cristianismo, a celebração de datas pagãs foi substituída por festas cristãs, entre elas o dia de São João, que coincidia com o dia do solstício de verão. Por isso alguns costumes da celebração ao sol continuaram nas celebrações de São João, tais como, a fogueira, a quadrilha, o mastro enfeitado com flores e espigas de milho para agradecer a boa colheita, são algumas tradições que atravessaram o oceano com a colonização portuguesa, e continuam aquecendo nossos dias de frio no mês de junho.
Conteúdos de apoio e fontes de pesquisa:
Fonte: http://www.bbc.co.uk/religion/religions/paganism/holydays/summersolstice.shtml
Imagens: http://cdn1.sempretops.com/wp-content/uploads/sao_joao-1.jpg
.
Kademi +
Escolas: Traga o Kademi para sua escola e tenha acesso ao conteúdo completo dessa campanha.
Professor (a): Solicite o material completo dessa aula pelo e-mail:suporte@kademi.com.br
Alunos / Responsáveis: Assine o Kademi e ofereça esse e mais de 4.000 conteúdos educacionais.