1. Como você enxerga a educação no Brasil?
Acredito que, atualmente, a educação brasileira deixa a desejar em muitos aspectos por baixo investimento governamental, seja ele orçamentário ou discursivo. Profissionais da Educação são constantemente desvalorizados, intelectual e financeiramente, trazendo certo desânimo para a carreira. Apesar das circunstâncias, o Brasil possui bons projetos públicos e boas propostas constitucionais. Com investimento e valorização pública de qualidade, tais propostas seriam excelentes. É possível ter esperança!
2. O que te faz gostar de trabalhar no ramo da Educação?
O que me dá prazer em trabalhar com Educação é a garantia de mudanças positivas nas próximas gerações a curto, médio e longo prazo. A Educação é um instrumento social poderoso e é gratificante e desafiadoramente bom fazer parte disso.
3. Como você enxerga a importância do AVA?
O AVA aproxima a Educação do futuro. É evidente que a tecnologia está cada vez mais inserida no nosso cotidiano. Além disso, para educarmos de maneira efetiva, independente do contexto e da idade, precisamos falar a linguagem das pessoas na qual queremos nos comunicar, e o Ambiente Virtual de Aprendizagem faz isso, falando a linguagem das crianças e adolescentes, instigando a aprendizagem de forma leve e lúdica, sem deixar os conteúdos estabelecidos de lado e promovendo autonomia e protagonismo para os alunos.
4. Na sua visão, quão importante é o seu trabalho?
Acredito que meu trabalho é importante por ser a ponte para uma nova maneira de pensar. É a ponte que leva a Educação até o educando, é o mecanismo que faz todo esse sistema acontecer.
5. Em poucas palavras, na sua opinião, qual a importância de investir em Tecnologia Educacional?
Investir em Tecnologia Educacional é investir no futuro. Costumo dizer que vivemos no século XXI, com uma estrutura educacional e metodológica do século XX e um pensamento ideológico do século XIX. Investir em Tecnologia Educacional é ajustar essa conta e trazer a Educação para o presente, a fim de transformar o futuro.
6. Uma frase que defina a Kademi/Atheva:
Inovação Tecnológica que sonha em transformar a Educação.
Hoje é um dia especial para nós da família Kademi. Hoje, nossa estagiária da equipe pedagógica, Estela Pasquarelli, completa mais um ano de vida e nós queremos deixar aqui toda a nossa admiração pela entrega e desempenho do seu trabalho. Essa é nossa singela homenagem!