Recursos digitais Inimigos ou aliados da educação?

portrait-of-a-little-girl-looking-at-camera-sitting-with-laptop-in-the-classroomNão adianta fugir, hoje em dia a vida de todos está cercada pelo digital. É uma mensagem, uma transação bancária, uma receita nova, tudo podendo ser resolvido com um clique e acesso à internet.

E o avanço das tecnologias da informação proporcionou ferramentas para diminuir barreiras na educação e tornar mais democrático o acesso ao conhecimento. Hoje em dia todo mundo pode saber um pouco de tudo, basta saber usar de forma consciente seus aparelhos digitais.

Esse fato, para a educação pode agregar muito, ainda mais se os educadores souberem usar estratégias para formar alunos autônomos. Incentivar os estudantes a usar seus smartphones da melhor forma em prol do ensino é preparar profissionais para o mercado de trabalho e cidadãos para exercer seus direitos.

As ferramentas tecnológicas oferecem mais recursos aos professores para que eles preparem uma aula mais atrativa e se aproximem da realidade dos nascidos na era digital. Não adianta querer barrar o uso de dispositivos tecnológicos na sala de aula, quando eles estão presentes no dia a dia dos alunos. A estratégia é fazer com que os alunos entendam como aprender a usar as informações que estão disponíveis a um clique para assimilar o que aprendem em sala de aula com o uso na prática.

Quando os professores se unem à tecnologia eles ganham recursos para otimizar seu tempo, com automatização de atividades mecânicas e ganham disponibilidade para investir em aulas personalizadas de acordo com a demanda de cada aluno. Traçar objetivos pedagógicos claros e encontrar a ferramenta certa para cada necessidade é fundamental para que essa estratégia seja aplicada com êxito.

Hoje em dia o educador pode contar com diversas soluções educacionais e o Kademi é uma delas, em que o professor encontra ambientes de interação com alunos, espaço para envio de atividades, conteúdos alinhados às práticas pedagógicas, jogos educacionais e relatórios inteligentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>