Novo contexto escolar e o retorno às salas de aula

template_08Nos últimos tempos a maior pergunta tem sido quando tudo retornará ao normal e o termo que virou moda é: o novo normal. No contexto escolar isso não é diferente, pais, alunos, corpo docente todos se perguntam quais serão os impactos do novo normal nas instituições de ensino: cadernos ou celulares? Livros ou pesquisas na Internet?

O fato é que esse ano o processo de aprendizagem passou por grandes mudanças, impactando, e muito, a educação no Brasil. O isolamento social trouxe à tona as fragilidades do ensino e a falta de preparo de muitas escolas para lidar com a tecnologia. O que é péssimo por sinal, quando sabemos que a era digital já é realidade e as instituições de ensino que preparam profissionais para assumir o controle desse contexto.

Com o debate em torno da volta às aulas presenciais, a pergunta que fica é a se: o uso da tecnologia será incorporado de vez a rotina escolar? Antes de mais nada é importante entender que os métodos de ensino evoluem, nem os conteúdos aprendidos são mais os mesmos porque o mundo está em constante atualização e acompanhar esse ritmo é fundamental para que a qualidade do ensino seja mantida.

Ignorar que as tecnologias são aliadas do ensino, que conteúdos lúdicos e gamificados concentram mais a atenção dos estudantes pode ser um grande atraso para o ensino. A tecnologia é um suporte às aulas, mesmo que presenciais, e traz vida, colocando em prática até mesmo conteúdos mais densos.

Por isso, escolas não devem se despedir das ferramentas que possibilitaram que o ensino continuasse durante o isolamento social. É preciso ressignificar o uso de aparelhos tecnológicos dentro das salas de aula e fazer valer as infinitas possibilidades que eles têm a favor da educação.

Saiba mais em: www.kademi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>