A importância de aulas atrativas para o Ensino Infantil

template_07 (2)Quem nunca ouviu falar que quanto mais novo você é, mais rápido você aprende? Essa é mais pura verdade. Na fase da descoberta de um mundo novo, as crianças aprendem com mais facilidade, já que tudo é novidade. Por isso, investir em educação infantil é tão importante para a vida escolar dos alunos.

Mas para que se tenha um maior êxito com o estímulo de aprendizagem na educação infantil, é preciso investir em aulas atrativas, permitindo que os pequenos aprendam se divertindo. Quanto mais o conteúdo apresentado para crianças da pré-escola, melhor será o relacionamento dela com o aprendizado.

Por isso, é importante que a instituição de ensino infantil invista na capacitação profissional, preparando os docentes para novas abordagens e processos mais modernos para ensino infantil. A tecnologia também é uma aliada nesse momento. Apostar em recursos multimídia para complementar abordagens tradicionais, com o uso de outros elementos mais dinâmicos e atrativos.

Atualmente, as crianças de até 6 anos — que formam o público da educação infantil —, estão muito familiarizadas com a tecnologia e têm facilidade de interação com esses recursos. Existem diversos jogos educativos que atendem às necessidades dessas crianças que já nasceram em um contexto high tech.

Outra dica é usar todos os espaços escolares, diversificando o ambiente para redimensionar a sala de aula, expandindo as fronteiras do aprendizado e, assim, atrair a curiosidade e a atenção das crianças. Por isso, utilizar os diversos espaços da escola como ambientação para os temas abordados nas aulas pode fazer toda a diferença.

Na educação infantil, mais do que ensinar a ler e escrever é preciso ensinar a conviver em ambientes diferentes, é o primeiro contato longe dos pais com a socialização, por isso é importante prestar atenção ao tipo de interação que as crianças criam nas aulas. Pensar em atividades que desenvolvam a disciplina nos alunos para que eles assimilem noções de disciplina, como zelo pela manutenção da ordem em sala de aula. Mas é necessário ter diálogo constante com os pais, para que em casa se tenha os mesmos direcionamentos disciplinares.

Invista em aulas divertidas em que a criatividade seja estimulada, o primeiro contato com o ambiente escolar deve ser agradável. Por isso, as brincadeiras acabam se tornando as principais ferramentas para ensinar. Atividades culturais como dança, desenho, música, massa de modelar, entre outros recursos artísticos também permitem que as crianças se expressem e desenvolvam criatividade.

Diálogo com essa turminha também é super importante, priorizar criação de atividades que estimulem conversação umas com as outras para exercitar o diálogo, ajuda no desenvolvimento de interpretação de ideias dos outros e articulação das próprias ideias. Assim, o vocabulário é ampliado e as possibilidades são infinitas.

O mais importante: sempre considere a possibilidade de alterar e atualizar o planejamento de aula.

 

Saiba mais em: www.kademi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>