Alunos do Externato Rio Branco participam do Kademi Proj – Meias do Bem

Os alunos dos 5º anos foram responsáveis por promover a arrecadação por toda escola.


Com a proposta de promover uma ação social correlacionada aos conteúdos educacionais, o Kademi Projeto, uma das modalidades do AVA Kademi, levou ao Externato Rio Branco e aos seus alunos um desafio: Unir a escola na arrecadação de meias velhas para ajudar na confecção de cobertores para o projeto Meias do Bem.

meias do bem (4)
Ponto de recolhimento das meias no colégio

.

Os alunos do 5º A e 5º C foram nomeados embaixadores do projeto e tinham por desafio arrecadar 800 meias, o que seria suficiente para produzir 10 cobertores, segundo informações da PUKET, empresa parceira do Kademi e idealizadora do projeto MEIAS DO BEM.

.

Alunos 5º A - Manhã
Alunos 5º A – Manhã
Alunos 5º C - Tarde
Alunos 5º C – Tarde

.

Enquanto a arrecadação acontecia durante todo o mês de junho os alunos do 5º A também puderam explorar conteúdos interdisciplinares na plataforma do KADEMI. Jogos educacionais com a temática do projeto desafiaram o conhecimento dos alunos quanto a disciplinas de português, matemática, ciências, história e geografia, além de assuntos sociais como: Solidariedade, Consumo Consciente e Sustentabilidade.

meias do bem (1)
Acesso ao AVA Kademi para realização dos jogos educacionais.

.

Somado aos jogos a turma da manhã também realizou uma atividade em sala de inclusão social. Com os olhos vendados e apenas o auxilio do tato os alunos deviam descrever aos colegas a maior quantidade de informações sobre diferentes tipos de tecidos, ajudando-os a descobrir a matéria prima, sua origem e se a fibra do mesmo era natural ou artificial.

.

.

Essa proposta de atividade inclusiva mexeu com os alunos, principalmente com aqueles que estavam vendados. Eles relataram o quanto foi difícil repassar informações apenas tocando um tecido, mas afirmaram que foi divertido. Alguns ainda tentaram usar o olfato na tarefa.

.

É importante ressaltar que esse tipo de atividade busca a inclusão de diferentes perfis de alunos, não só daqueles que possuem necessidades especiais, mas que muitas vezes são tímidos ou que se sentem excluídos do restante da sala. A atividade também diversifica a forma do aprendizado tornando a aula mais dinâmica e interessante.

.

Por fim, na penúltima semana do projeto as duas turmas foram submetidas a uma avaliação de conteúdo, tendo a temática MEIAS DO BEM como pano de fundo de 20 questões interdisciplinares e de múltipla escolha. A proposta de perguntas nesse formato ajuda o aluno a entender a relação que há entre o conteúdo ensinado em sala de aula, o projeto Meias do Bem e a realidade ao qual ele está inserido.

.

IMG_20170619_144248298
Alunos do 5º C realizam a avaliação interdisciplinar.

.

No ultimo encontro nossa equipe voltou ao Externato para contabilizar as arrecadações com os alunos e ficamos contentes com o resultado. A meta inicial das turmas era de 800 meias, mas nossos embaixadores triplicaram o resultado. Juntando assim 2.450 meias, o que é suficiente para produzir 30 cobertores.

.

Imagem1
Turmas da manhã e da tarde arrecadam juntas 2.450 meias para o projeto MEIAS DO BEM.

A equipe Kademi ficou orgulhosa com a participação de toda a escola e das familias. Nossos agradecimentos especiais as professoras Ana Maria, Jucelma, a coordenadora Daniela e a direção do Rio Branco que abriu as portas da escola para esse projeto tão bonito.

.

Gostou do projeto? Participe com sua escola. É totalmente gratuito*

Envie-nos um e-mail para atendimento@atheva.com.br e saiba mais.

.

*Gratuidade sujeita a policita de projetos da Atheva Tecnologia em Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>