REPRESENTAÇÃO DE TECIDOS E CESTEIRA

REPRESENTAÇÃO DE TECIDOS E CESTEIRA


cesteira
Fotografia: Representação Cesteira no Acervo Indígena (Museu Índia Vanuíre).

Ao contrário do que se pensa, as culturas dos vários povos indigenas que habitam o Brasil possuem um rica fonte na fabricação de itens do dia adia. Nesse tema, iremos abordar aconfecção de objetos, de uso e costumes indígenas como os cestos cargueiros que eram utilizados para carregar bebês e/ou guardar alimentos, bolsas com diversas tramas apresentando a arte de cada grupo indígena utilizadas para guardar penas e sementes para confecção de seus adornos.

Objetos que eram utilizados em cozinhas, como tipiti, utilizado para extrair o caldo da mandioca, diversas peneiras para cernir os alimentos, armadilhas para pesca como a nassa, da etnia Kaingang, objeto em forma de cone que era deixado dentro do rio para a captura de peixes, ou  terré, da etnia dos Bakairi, também utilizado para pesca, usando o cipó imbé para retirar o oxigênio da água e fazendo com que os peixes fiquem submersos, facilitando assimsua captura.

A arte das culturas indigenas vai além do arco e flecha e do cocar, é todo um universo iconoclástico, que abarca significado nos padrões utilizados, nas formas e histórias por trás de cada objeto pertencente a uma cultura que deve ser mantida na memória e fazem parte de nossa cultura.

.

Kademi +


Escolas: Traga o Kademi para sua escola e tenha acesso ao conteúdo completo dessa campanha.

Professor (a): Solicite o material completo dessa aula pelo e-mail:suporte@kademi.com.br

Alunos / Responsáveis: Assine o Kademi e ofereça esse e mais de 4.000 conteúdos educacionais.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>