TIM BURTON

Tim Burton Press ConferenceNasceu em 25 de agosto de 1958, em Burbank, sul da Califórnia (EUA). Além de diretor, Tim Burton é ilustrador, escritor e artista plástico. Nasceu em agosto de 1958 em Burbank, interior da Califórnia, uma pequena cidade de classe média próxima dos estúdios de Holywood, lá vivem muitos trabalhadores da indústria cinematográfica.

No final da adolescência foi estudar animação no Instituto de Artes da Califórnia, também conhecido como CalArts. A CalArts é uma prestigiada escola fundada por Walt Disney em 1961, foi a primeira instituição dos Estados Unidos a oferecer formação em artes visuais e performance.

Walt Disney tratava a CalArts como um centro de treinamento de jovens talentos para seu estúdio. Ele e sua equipe sempre iam pessoalmente à escola conhecer o trabalho dos alunos. Foi assim que o trabalho de Tim Burton, então com 21 anos, foi conhecido e ele conseguiu uma vaga de animador nos estúdios da Disney.

A carreira cinematográfica de Burton começou em 1985 na Warner Bros, com As Grande Aventuras de Pe-wee, Beetlejuice (1988) e Batman (1989), e sua reputação como um autor com um estilo visual único foi alcançada mundialmente com os sucessos de crítica e de bilheteria de Edward Mãos de Tesoura (1990) e O Estranho Mundo de Jack (1993). Em seus 18 longas, Burton explorou os mais variados e díspares gêneros como biografia Ed Wood (1994), ficção-científica, Marte Ataca! (1996), horror A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), fantasia Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003), animação em stop-motion A Noiva Cadáver (2005), literatura infantil com A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e musical Sweeney Todd (2007).

Além do cinema, Burton realizou trabalhos para a televisão, comerciais, lançou livros e também empreendeu na internet. Para a televisão fez Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa (1984) e Alfred Hitchcock Presents: The Jar (1986), comerciais para a Hollywood Gum e Timex; na internet criou a web série The World of Stainboy (2000) e no campo musical dirigiu o videoclipe de Bones (2006), música da banda The Killers. Em 1997, publicou o livro ilustrado O triste fim do pequeno menino ostra e outras histórias e em 2003, a editora norte-americana Dark Horse Comics apresentou os bonecos colecionáveis Tragic Toys for Girls and Boys. Embora seja conhecido, sobretudo como cineasta, Burton tem prosseguido com seus projetos pessoais como ilustrador, pintor e fotógrafo.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>