MÚSICA: A CONTADORA DE HISTÓRIAS

MÚSICA: A CONTADORA DE HISTÓRIAS


Antes de existir a escrita, o modo como os povos transmitiam a história e conhecimentos era feita de maneira oral, uma ferramenta que foi usada para ajudar na memorização desses conhecimentos foi a rima, o ritmo cadenciado dos versos ajudava a memorizar os fatos e assim nascia a poesia, vários povos indígenas nas Américas ainda mantêm a tradição oral nas transmissões de seus mitos e lendas, e alguns dos grandes clássicos da literatura surgiram de versões orais, um exemplo é a Odisseia , que chegou até nossos dias em forma escrita, mas na Grécia antiga era cantada pelos Aedos . Esses cantores eram considerados responsáveis por recontar a história, inspirados pelas Musas.

Com o passar dos tempos a música ainda mantêm seu papel como contadora de histórias e contestadora de injustiças, por exemplo canções feitas durante a ditadura militar que denunciavam as injustiças desse tempo. A música é indissociável da nossa história e se queremos entender quem somos devemos ouvir nossas canções.

 

 

 

 

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>