DENTRO DE CAMPO

DENTRO DE CAMPO


          O jogo é um apanhado de números, regras, gols e curiosidades. O futebol que conhecemos provém de um acordo de cavalheiros selado por doze clubes ingleses em 1863. Estes clubes assumiram as regras estabelecidas em 1846 pela Universidade de Cambridge.

         Tais regras não limitavam o número de jogadores, a extensão do campo, a altura do gol, a duração das partidas ou o posicionamento em campo, mas já estabeleciam o impedimento. Foi na Escócia, por volta de 1870, que as equipes se organizaram com onze jogadores, visto que em 1871 surgiu o goleiro e em 1872 o árbitro. No entanto este último entrou em campo apenas 19 anos depois. Em 1890 as linhas do campo passaram a ser marcadas com cal e traçou-se um círculo em seu centro. Naquele ano as traves também ganharam redes a fim de evitar dúvidas quanto aos gols.

Imagem4

         Em 1904, nasceu a FIFA (do francês: Fédération Internationale de Football Association) que, entre outras atribuições, é responsável desde 1930 pela realização das Copas do Mundo, sendo que ao longo destes mundiais introduziu poucas mudanças nas regras britânicas que organizaram o jogo, fazendo com que as partidas que hoje assistimos não sejam muito diferentes daquelas disputadas no final do século XIX.

         Desta forma, analisar o surgimento e a organização do futebol certamente proporcionará ao estudante a oportunidade de compreender as relações entre as transformações no esporte, na sociedade e no mundo.

.

Kademi +


Escolas: Traga o Kademi para sua escola e tenha acesso ao conteúdo completo dessa campanha.

Professor (a): Solicite o material completo dessa aula pelo e-mail:suporte@kademi.com.br

Alunos / Responsáveis: Assine o Kademi e ofereça esse e mais de 4.000 conteúdos educacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>