PLANETA BOLA

PLANETA BOLA


          fb01-newO futebol é um dos esportes mais praticados no planeta, quiçá o mais popular e, com isso, desempenha um complexo papel nas diversas sociedades ao redor do mundo, o qual vai muito além de uma simples disputa entre 22 jogadores (11 em cada time), cujo objetivo consiste em chutar uma bola para dentro de uma baliza ou trave.

          Tal complexidade se dá pelo fato deste esporte ter sido, ao longo do tempo, um verdadeiro agente de mobilização social, uma atribuição capaz de transformá-lo em um tema genuinamente histórico e geográfico.

          O futebol é um esporte de origem britânica que inicialmente era praticado somente por membros da elite. Entretanto, sua versatilidade fez com que se tornasse com o passar dos anos uma atividade amplamente popular, sendo então capaz de reorganizar territórios e assim possibilitar a aplicação de estratégias de controle social, o que o fez se firmar como uma prática tanto social como também política, econômica e cultural.

          Nessa perspectiva, observa-se que o futebol não possa ser analisado apenas como um esporte, mas como um fenômeno de massa com significados simbólicos, psíquicos, sociais, culturais, históricos e espaciais envolvendo nações, países, estados e cidades onde há uma adesão cada vez maior de todas as classes sociais.

          Sendo assim, trabalhar com esse tema em sala de aula no Brasil, um país em que o futebol é considerado uma paixão nacional, certamente trará ao estudante a percepção de como o conhecimento de sua história e organização territorial possa estar relacionado com distintos aspectos do cotidiano.

.

Kademi +


Escolas: Traga o Kademi para sua escola e tenha acesso ao conteúdo completo dessa campanha.

Professor (a): Solicite o material completo dessa aula pelo e-mail:suporte@kademi.com.br

Alunos / Responsáveis: Assine o Kademi e ofereça esse e mais de 4.000 conteúdos educacionais.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>