FUTEBOL ARTE

FUTEBOL ARTE


                Definir o que é arte é uma tarefa difícil, mas podemos dizer – independente do período histórico que estivermos mencionando – e num sentido amplo, que arte é uma manifestação expressiva de uma ideia ou sentimento. Sendo uma expressão, não se limita a uma única forma. Arte, então, pode ser constatada através de vários meios como a dança, a música, a pintura, a poesia, a moda e etc.

                Mas e o futebol, onde entra nessa jogada? É possível dizer que esse esporte praticado com os pés seja uma forma de arte – tal como as cores de Frida Kahlo, os versos de Vinícius de Moraes ou os movimentos de Pina Bausch?

                Praticado pelos doutores e senhores das classes mais altas, quando chegou ao Brasil o “Football” era um jogo de cavalheiros, de gente requintada. Jogadores e plateia vestiam-se como quem vai a um evento festivo da elite: roupas de seda, chapéus e cartolas, mulheres com luvas e vestidos. O uso de tais trajes sintetiza bem os costumes da época: final do século XIX, período em que os movimentos artísticos estavam em efervescência e a cultura europeia tinha enorme influência aqui em terras Tupiniquins. A busca pela chamada identidade nacional começa a caminhar junto à inserção e popularização do futebol no Brasil, que se consolida a partir de 1930, onde certas proibições que excluíam negros, mestiços e integrantes das classes menos favorecidas começam a ser extintas.

                Imagem2                Com o tempo, os torcedores trocaram aqueles trajes pomposos, que nada condiziam com nosso clima tropical, por roupas mais leves. Aparecem também as primeiras torcidas organizadas, levando instrumentos musicais e fazendo carnaval nos estádios e, por fim, nossos jogadores trazem em seus pés e pernas a ginga das rodas de samba e capoeira, driblando e gingando sob os adversários com suas habilidades adquiridas em nossa, agora, cultura popular.

.

Kademi +


Escolas: Traga o Kademi para sua escola e tenha acesso ao conteúdo completo dessa campanha.

Professor (a): Solicite o material completo dessa aula pelo e-mail:suporte@kademi.com.br

Alunos / Responsáveis: Assine o Kademi e ofereça esse e mais de 4.000 conteúdos educacionais.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>