ÁGUA E GERAÇÃO DE ENERGIA

ÁGUA E GERAÇÃO DE ENERGIA

O termo energia deriva da palavra ergos que, em grego, significa “trabalho”. Energia pode ser definida como a capacidade de se produzir trabalho ou de se realizar uma ação.

A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo. É a principal fonte de luz, calor e força usada para movimentar motores e fazer funcionar equipamentos elétricos e eletrônicos, como computador, geladeira, televisão, instalações hospitalares, etc.

Para a geração de energia elétrica é necessário que um determinado corpo realize um trabalho sobre outro, fazendo com que a energia gasta na ação possa ser transformada em eletricidade. Precisamos, então, de fontes de energia, como:

  • Quedas d’água (hidrelétrica)
  • Queima de um combustível para gerar vapor (termelétrica)
  • Luz do sol (solar)
  • Vento (eólica)
  • Partículas de átomos (nuclear)

No Brasil, devido à grande quantidade de rios com grandes desníveis, utiliza-se como principal fonte de energia elétrica a força das águas. A eletricidade gerada pelo recurso hidráulico chega a mais de 75%.

.

A força das águas: energia hidrelétrica

Geralmente uma hidrelétrica, que se utiliza da força das águas (ao aproveitar o potencial hidráulico de um rio) para produzir energia, é constituída de barragem, reservatório, casa de máquinas ou de força e comportas. Uma vez represado (nas chamadas barragens), o fluxo do rio impulsiona as turbinas das usinas hidrelétricas. O movimento giratório dessas turbinas hidráulicas gera energia mecânica, que é então transformada em energia elétrica. A água utilizada no processo é devolvida ao rio, que segue seu curso.

Uma vez produzida, a energia elétrica é levada ao transformador que eleva a sua tensão a um nível que permita a sua condução por linhas de transmissão até os centros distribuidores.

A potência instalada é o que determina se a usina será considerada de grande, médio ou pequeno porte. No Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adota três classificações:

  • Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH, com até 1 MW de potência instalada)
  • Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH, entre 1,1 MW e 30 MW de potência instalada)
  • Usina Hidrelétrica de Energia (UHE, com mais de 30 MW de potência instalada)

O porte da usina também determina as dimensões da rede de transmissão que será necessária para levar a energia até o centro de consumo (residências e indústrias). No caso das hidrelétricas, quanto maior a usina, mais distante ela tende a estar dos grandes centros. Assim, torna-se necessária a construção de grandes linhas de transmissão em tensões alta e extra alta (de 230 kV a 750 kV) que, muitas vezes, atravessam o território de vários estados.

 .

Kademi TEC –  Proposta de atividade em sala de aula:


Anos: 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

Disciplinas: Geografia, Ciências, Português, Interdisciplinar.


 

No texto “Água e Geração de Energia”, vimos como, para a geração de energia elétrica, é necessário que um determinado corpo realize um trabalho sobre outro, fazendo com que a energia gasta na ação possa ser transformada em eletricidade. Para que esse processo se realize, precisamos, então, de fontes de energia.

As fontes de energia podem ser divididas em duas categorias: as fontes primárias, que são encontradas na natureza, como o sol, a água e o carvão mineral; e as secundárias, que surgem a partir da transformação da energia primária em energia secundária – como é o caso da energia elétrica, que pode ser produzida em uma usina hidrelétrica utilizando a força das águas de um rio.

 

  1. Encontre no caça-palavras, nove exemplos de fontes de energia:

 Capturar3

 

.

Conteúdos de apoio e fontes de pesquisa:

Jogo: Golaço Animal

JogoJunte as peças

Energia: O Vício da civilização, crise energética e alternativas sustentáveis, de A.L.S. Murta.

O meio ambiente e as energias renováveis: instrumentos de liderança visionária para a sociedade sustentável, de R. Vecchia.

Exposição Tempos de energia: a cidade em transformação (Museu da Energia de São Paulo, 2014).

A Força das Águas: http://teen.ibge.gov.br/noticias-teen/2858-a-forca-das-aguas

Câmara de Comercialização de Energia Elétrica: http://www.ccee.org.br/

Governo Federal: http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2011/12/fontes-hidraulicas-geram-a-maior-parte-da-energia-eletrica


Kademi +

Escolas: Traga o Kademi para sua escola e tenha acesso ao conteúdo completo dessa campanha.

Professor (a): Solicite o material completo dessa aula pelo e-mail: suporte@kademi.com.br

Alunos / Responsáveis: Assine o Kademi e ofereça esse e mais de 4.000 conteúdos educacionais.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>