ÁGUA E SANEAMENTO

ÁGUA E SANEAMENTO

Muitas vezes percebido como um conceito distante da nossa realidade, o saneamento nada mais é do que o conjunto de ações relacionadas, em especial, ao manejo da água, do esgoto e dos resíduos sólidos, com o objetivo de preservar ou melhorar as condições do meio ambiente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as medidas ou serviços de saneamento devem ser tomadas pelos Governos Municipais, Estaduais e Federal.

.

Mas o que o saneamento tem a ver com a água?

As ações do saneamento consistem no abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais. Ou seja, a água é um dos principais elementos do saneamento. Estas ações estão definidas na Constituição Brasileira e presentes na Lei nº 11.445/ 2007.

.

Qual a importância do saneamento?

No passado, o saneamento esteve ligado à evolução das civilizações. Desde a Antiguidade, a preocupação com as doenças motiva a humanidade a buscar práticas higiênicas, do simples banho ao tratamento do esgoto. Na Roma Antiga, por exemplo, os aquedutos abasteciam a população com água, enquanto que as casas de banho público recebiam homens, mulheres e crianças para a higienização do corpo; já a “Cloaca Máxima Romana”, um dos primeiros meios de coleta do esgoto, drenava e despejava os resíduos, ainda que sem tratamento, no Rio Tibre.

Hoje em dia, apesar da grande preocupação com o tratamento dos esgotos, na prática, poucos países conseguem cuidar de seus efluentes. No Brasil, apenas 39% dos esgotos são tratados, enquanto que 48,6% da população tem acesso à sua coleta. No quesito abastecimento de água, o índice melhora: 82,5% dos brasileiros têm acesso à água tratada.

Estimativas da UNESCO apontam que mais de 80% da água usada no mundo – o número sobe para 90% nos países em desenvolvimento – não é coletada e nem tratada, sem falar nas 748 milhões de pessoas que continuam sem acesso a uma fonte de água potável.

.

E o futuro?

A entidade internacional ainda alerta que, até 2050, 40% da população mundial viverá em áreas com pouco acesso à água. No Brasil, muitas regiões já sofrem com a escassez, conforme tem sido observado, em especial, na região Sudeste, que possui reservatórios de água, como o Cantareira, operando no nível mais baixo da história. Mas como podemos contribuir para alterar esse quadro? Adotando medidas sustentáveis no dia a dia, como reduzir o consumo de água e reutilizá-la em atividades domésticas, sem deixar de cobrar do poder público uma postura séria com a coleta, a distribuição e o tratamento da água e esgotos.

 .

Kademi TEC –  Proposta de atividade em sala de aula:


Anos: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental

Disciplinas: Ciências / Português / Interdisciplinar.


  1. Leia o texto:

 

O que é água virtual?

Para se produzir qualquer bem de consumo, seja uma calça jeans, um carro ou alimento, são necessários muitos litros de água. A água utilizada durante o processo de fabricação de um produto é conhecida como “água virtual”.

O conceito de água virtual é uma ferramenta que nos auxilia a entender e dimensionar a importância do uso consciente da água, especialmente no contexto atual, em que regiões do Brasil, como o Sudeste, passam por uma prolongada estiagem.

 

  1. Agora relacione a imagem do bem de consumo à quantidade de água virtual para produzi-lo.

Capturar1 Capturar2

 

.

Conteúdos de apoio e fontes de pesquisa:

JogosDesafio do Picolé

JogosGomes, o aventureiro

A Água no olhar da história, de Zuleika M. F. Alvim e Dora Shellard Corrêa.

A água, da nascente ao oceano, de Pierre Marchand.

Revista do Arquivo Municipal de São Paulo (2004, v. 203).

Memória do Saneamento (CD-Rom, Fundação Energia e Saneamento).

Atlas do Saneamento: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/atlas_saneamento/

Trata Brasil: http://www.tratabrasil.org.br/


Kademi +

Escolas: Traga o Kademi para sua escola e tenha acesso ao conteúdo completo dessa campanha.

Professor (a): Solicite o material completo dessa aula pelo e-mail: suporte@kademi.com.br

Alunos / Responsáveis: Assine o Kademi e ofereça esse e mais de 4.000 conteúdos educacionais.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>