Campanha Março/2015 – Kademi & Museu da Energia

ÁGUA: ENERGIA DO PLANETA TERRA


Comemorado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água foi estabelecido pela ONU durante a Rio-92, Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, que ficou conhecida como uma das mais importantes da história. Desde que foi instituído, o Dia Mundial da Água discute, anualmente, uma pauta de questões diretamente ligadas aos recursos hídricos. Em 2015, o tema é “Água e Desenvolvimento Sustentável”.

A ideia é refletir de que forma diversos aspectos da vida na Terra estão direta ou indiretamente ligados à água – como a saúde, a produção de alimentos, a produção de energia e a manutenção dos ecossistemas – e de que forma as nossas práticas, no presente, devem influenciar o futuro das próximas gerações.

A água é essencial à sobrevivência do homem no planeta Terra. Nesse sentido, o cuidado com os recursos hídricos disponíveis é importante para que se consiga colocar em prática um desenvolvimento que seja sustentável.

Várias regiões do Brasil, entre as quais o Sudeste, em especial o Estado de São Paulo, estão sofrendo com a falta de água. E como mais de 70% da energia elétrica que chega às casas e às indústrias brasileiras é gerada pelas usinas hidrelétricas, no nosso país, água e energia caminham juntas. Essas e outras questões, relacionadas à necessidade da prática do consumo consciente e à percepção de que os nossos recursos naturais não são inesgotáveis, devem nortear, cada vez mais, o debate na sociedade brasileira. Não será por acaso que em 2018, o Brasil sediará o 8º Fórum Mundial da Água, em sua primeira edição no Hemisfério Sul.

 .

Saiba Mais

A Rede Museu da Energia atua no Estado de São Paulo e oferece exposições, atividades culturais, educativas e de lazer voltadas para todas as idades, onde questões sobre o passado, o presente e o futuro da energia (como também da água) no Brasil e no mundo são tratadas didaticamente. Composta por duas unidades urbanas – nas cidades de Itu e São Paulo – e de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), situadas em Rio Claro e Salesópolis, a Rede é mantida pela Fundação Energia e Saneamento.

Museu da Energia de Rio ClaroMuseu da Energia de Itu

Museu da Energia de São Paulo

Museu da Energia de Salesópolis

 .

.

Explore:


  1. Água e Saneamento

  2. Água e Geração de Energia

  3. Água e Sustentabilidade.

.

Sites e livros consultados:


Fundação Energia e Saneamento: http://www.energiaesaneamento.org.br

Portal da ONU Água: http://www.unwater.org/worldwaterday/about/en/

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>