04. Reduzir a mortalidade na infância

Objetivo (4) - Cópia

Reduzir a mortalidade na infância.

Nosso trabalho pelo Objetivo

Brasil

Segundo o Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM 2013, o Brasil já alcançou a meta de redução da mortalidade na infância, estando à frente de muitos países. O principal indicador da meta A é a taxa de mortalidade entre crianças menores de 5 anos, que expressa a frequência de óbitos nessa faixa etária para cada mil nascidos vivos. A taxa passou de 53,7 em 1990 para 17,7 óbitos por mil nascidos vivos em 2011 e, de acordo com as tendências atuais, é possível que em 2015 seja alcançado um resultado superior à meta estabelecida para este ODM. O Brasil também já atingiu a meta estabelecida em relação às mortes de crianças com menos de 1 ano de idade, passando de 47,1 para 15,3 óbitos por mil nascidos vivos, superando a meta de 15,7 óbitos estimada para 2015.

Mundo

De acordo com o Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2013, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a taxa mundial de mortalidade na infância caiu 47% em 22 anos. Entre 1990 e 2012, o índice passou de 90 para 48 mortes por mil nascidos vivos. Ainda que essa evolução signifique que 17 mil crianças deixaram de morrer a cada dia, muito ainda deve ser feito para atingir a meta global de 75% de redução na taxa. Só no ano de 2012, 6,6 milhões de crianças menores de 5 anos morreram ao redor do mundo por doenças evitáveis.

Informações extraídas do site PNUD: http://www.pnud.org.br/ODM4.aspx

Kademi TEC –  Proposta de atividade em sala de aula:


 Anos: 2º, 3º, 4º e 5º ano Fund. I / Fund. II.

Disciplinas: Português, História, Geografia, Interdisciplinar.


  1. Leia o texto abaixo e encontre as palavras destacadas no caça-palavras.

 

08 objetivos de desenvolvimento do milênio.

         Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu  8 Objetivos do Milênio – ODM, que devem ser atingidos por todos os países até 2015. ​ São eles: 01. Erradicar a pobreza extrema e a fome; 02. Atingir o ensino básico universal; 03. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 04. Reduzir a mortalidade infantil; 05. Melhorar a saúde materna; 06. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 07. Garantir a sustentabilidade ambiental; 08. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Capturar

 

Conteúdos de apoio:

PDF - Nações Unidas Declaração do Milénio

PDF – 8 jeitos de mudar o mundo.

Vídeo – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ODM

Jogos – Professora Selma (Kademi)

Jogos - Desafio do Picolé


Kademi +

Escolas: Traga o Kademi para sua escola e tenha acesso ao conteúdo completo dessa campanha.

Professor (a): Solicite o material completo dessa aula pelo e-mail: suporte@kademi.com.br

Alunos / Responsáveis: Assine o Kademi e ofereça esse e mais de 4.000 conteúdos educacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>