7 vantagens de ter um Ambiente Virtual de Aprendizagem

wireless technology could be very usefulAs metodologias de ensino têm evoluído bastante nos últimos anos e parte disso se deve aos avanços tecnológicos.

A tecnologia possibilitou novas dinâmicas dentro e fora da sala de aula, inovando o processo de ensino e aprendizagem. A inclusão de um Ambiente Virtual de Aprendizagem nas escolas, por exemplo, é uma dessas mudanças.

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem?

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou simplesmente AVA, nada mais é do que um espaço digital que integra alunos e professores, potencializando as interações de ensino-aprendizagem. Nesse espaço a interatividade é muito maior devido aos diferentes recursos que ele apresenta: videoaulas, planos de estudo, atividades de sistematização, reforço ou avaliações, além da análise de dados educacionais, por exemplo.

É importante ressaltar que o AVA não é um substituto das aulas presenciais e sim um complemento ao processo de ensino. Dessa forma, a relação e a comunicação entre alunos e professores são melhoradas. Além disso, o AVA também pode contribuir com um ensino personalizado, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno.

Quais são as vantagens de ter um AVA?

PROTAGONISMO DO ALUNO - Uma habilidade que vem sendo bastante requerida dos alunos atualmente é a autonomia, ou seja, a busca pela produção do próprio conhecimento. Com um Ambiente Virtual de Aprendizagem, o protagonismo do aluno é estimulado constantemente.

A dinâmica desse espaço digital convida o estudante a desenvolver autonomia e responsabilidade. Geralmente, as tarefas estipuladas pelo professor têm um prazo a ser cumprido e cabe ao aluno decidir o melhor horário e o melhor momento para resolvê-las. Além disso, algumas plataformas educacionais, como o Kademi, disponibilizam um acervo de conteúdos diversificados, para que o aluno se aproprie da produção de conteúdo, realizando tarefas autônomas.

AUMENTO DE INTERAÇÃO - Ter um AVA potencializa as interações entre aluno e professor devido ao uso de recursos como fóruns de debates e ferramentas de transmissões de aulas. O engajamento dos alunos também é intensificado pelos recursos virtuais da plataforma, que visam a todo momento estimular a participação dos estudantes de forma autônoma.

FACILIDADE NO ACESSO AO CONTEÚDO - Um recurso digital é sinônimo de praticidade no acesso aos materiais. Isso porque com apenas um clique é possível encontrar os conteúdos disponíveis em uma plataforma. Desse modo, o aprendizado dentro e fora da sala de aula é potencializado, possibilitando uma experiência de aprendizagem com estímulos variados.

REVISÃO E FIXAÇÃO - Com um ambiente virtual que pode ser acessado a qualquer hora em qualquer lugar, os alunos podem revisar o conteúdo que foi visto em sala de aula quando quiserem. De uma forma muito mais dinâmica e divertida, assim os alunos treinam e fixam a matéria aprendida.

CONTROLE DAS ATIVIDADES - Nesses ambientes, é muito mais fácil a realização dos trabalhos e a sua entrega. Os educadores e a instituição também têm um controle maior dos alunos que realizaram as atividades solicitadas. Além disso, em uma plataforma digital nenhum dado é perdido, com tudo registrado e documentado no sistema, a organização é muito mais fácil e não se tem o risco de perder uma atividade do aluno.

ANÁLISE EDUCACIONAL - Ter uma plataforma educacional permite que os educadores e gestores educacionais tenham acesso mais fácil e rápido ao desempenho dos alunos. Assim, é possível analisar os dados educacionais e relatórios sobre as turmas, estudantes e atividades. Por meio do sistema, durante e após a realização dos exercícios trabalhados pelos alunos é possível acompanhar um panorama geral e comparativo da realidade educacional de sua escola.

PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO - Com acesso às informações de evolução dos alunos de forma mais rápida e simples, é possível implementar metodologias de ensino personalizado. A análise do cenário real do conhecimento dos alunos, permite aos educadores elaborar estratégias para melhorar o desempenho de seus alunos.

Os dados individualizados dos alunos mostram quais são as dificuldades de cada um e fica mais fácil traçar um plano pedagógico personalizado. Já com os dados coletivos das turmas em tempo real, diretores e coordenadores podem identificar eventuais problemas na didática e corrigir rotas antes mesmo de fechar um bimestre ou trimestre, adequando a didática às necessidades de cada turma.

Como ter um AVA na minha escola?

Para possuir alguns AVAs é preciso contratar um Sistema de Ensino. No caso do Kademi, somos um Ambiente Virtual de Aprendizagem independente de um Sistema de Ensino, isso significa que sua escola pode adquirir independente da metodologia e didática adotada, adaptando-se a sua realidade e necessidades. Entre em contato pelo site www.kademi.com.br e descubra como podemos te ajudar!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com mais alguém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>