6 atividades remotas para estimular a participação das crianças do ensino infantil

wireless technology could be very usefulA educação infantil tem um papel muito importante na vida do estudante. É nessa fase que a criança começa a formação dos alicerces das competências, habilidades emocionais e cognitivas do adulto.

Por isso, mesmo no ensino remoto é fundamental estimular a participação das crianças nessa faixa etária e para obter sucesso é preciso apostar em atividades atrativas para elas.

Para muitos professores, isso só era possível no ensino presencial. Mas estamos aqui para ajudar você, professor, a pensar fora da caixinha e criar atividades que vão te ajudar a aumentar a participação dos seus alunos do ensino infantil. Confira:

AMARELO AZUL - Essa atividade vai ajudar no desenvolvimento da coordenação motora fina dos alunos. De uma forma bem divertida, ela pode ser trabalhada de diferentes maneiras.

Funciona como a brincadeira “Vivo ou Morto”, as crianças devem segurar em uma das mãos um objeto na cor azul e na outra mão um objeto da cor amarela.

Ao seu comando, professor, elas devem levantar o objeto na cor correta. Assim, você consegue trabalhar associação de cor com a criança, desenvolver a contração e despertar a atenção delas.

CADA CONTO AUMENTA UM PONTO - Esse é um modo divertido de contar história e trabalhar o imaginário e criatividade das crianças.

A ideia é que você mostre figuras aleatórias, que fazem parte do conhecimento da criança, e peça para que elas narrem um pedaço de uma história.

Você pode começar com: “Era uma vez (mostra a imagem de um leão) um leão que gostava de andar sozinho à noite…”.

Em seguida, mostra a imagem de outro animal ou de um lugar, de uma personagem e pede para que outra criança continue a história.

A cada figura mostrada outra criança continua a história. Essa é uma maneira divertida de trabalhar elaboração de histórias entre crianças e estimular o gosto por elas.

DESENHO INTENCIONAL - Desenhar é uma ótima forma da criança se expressar e desenvolver a criatividade, já que não há limites para a imaginação na hora em que a criança está desenhando.

Além disso, o desenho também é uma boa maneira de trabalhar a coordenação motora fina das crianças. Para trabalhar o desenho intencional, basta você propor a atividade de desenho com uma finalidade.

Bem simples, não é? É que apesar de parecer óbvio, muitos educadores acabam trabalhando apenas desenhos prontos com as crianças, executando apenas a pintura com elas.

Aqui nessa atividade, o objetivo é justamente permitir que a criança utilize o desenho como um modo de se expressar e consiga trabalhar diferentes formas geométricas para começar a definir seus traços.

As crianças se sentem livres quando podem desenhar da forma que elas desejam, sem limitações. É uma atividade simples que elas adoram e elas vão aprender muito sobre os lugares adequados para se desenhar (fora da parede do papai e da mamãe hehe).

QUE SOM É ESSE - Poder trabalhar o reconhecimento de sons é uma atividade bem divertida que também vai estimular a participação dos seus alunos.

Você pode compartilhar o áudio do seu computador, sem compartilhar a tela, pode pegar sons em plataformas como o YouTube ou mesmo fazer o som na sua casa.

Quem adivinhar o som primeiro ganha um ponto. Vale som de animal (caso esse seja o tema da sua aula), pode ser sons de objetos como chaleira, apito. Assim sua aula ficará mais lúdica, dinâmica e animada.

EU QUERO UM - Essa é uma brincadeira até bem conhecida por quem gosta de gincanas. Para realizar basta que você, professor, diga um item/objeto que as crianças precisam encontrar em casa.

Se você estiver trabalhando alfabetização, por exemplo, pode apenas pedir para que as crianças tragam um objeto que inicie com uma letra.

O mesmo pode ser se o tema for cor, ou se você estiver trabalhando números pode pedir objetos em uma quantidade determinada. Assim, as crianças se divertem enquanto aprendem.

O melhor de tudo é que todas essas atividades podem ser realizadas por meio da plataforma Kademi!

Gostou dessas dicas? Que tal compartilhar com mais um(a) professor(a).

Se você conhece outras atividades para estimular a participação das crianças no ensino remoto deixa sua dica para a gente também, a gente adora as dicas de vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>