5 brincadeiras para fazer no ensino online ou presencial

dois-criancas-sentar-cama-tocando-com-tablete-digital_23-2148039961Em um longo período de pandemia os professores tiveram que se adaptar a uma nova realidade que é o ensino virtual, e mesmo com a retomada de aulas presenciais, em algumas escolas ainda existem um protocolo de distanciamento a ser respeitado.

Isso acaba afetando muitas aulas em que o professor gosta de inserir o lúdico das brincadeiras para ensinar e descontrair as crianças para tornar a escola um lugar mais dinâmico e divertido.

Nesse contexto, muitos professores acabaram se reinventando e adaptando brincadeiras já conhecidas para um novo cenário e nós aqui separamos algumas dessas adaptações para você que está precisando de ajuda para um desbloqueio criativo.

Então que tal conferir e tornar suas aulas ainda mais divertidas?

STOP CIRCULAR - Você, professor, escolherá uma temática para esse jogo, que pode ser mudada a cada rodada ou não. Aí você realiza o sorteio de uma letra por rodada e pede para que os alunos falem itens que iniciam com aquela letra.

Então, por exemplo, se você definiu que a rodada ia ser sobre frutas, os alunos devem falar frutas que começam com aquela letra. Esse jogo pode tanto trabalhar a escrita quanto a oralidade das palavras e serve para aumentar repertório e vocabulário.

BINGO ESCOLAR - Existem muitas maneiras de adaptar essa brincadeira. Você pode elaborar cartelas com temas das suas aulas (escrito ou em desenho) ou pedir para que seus alunos, por exemplo, façam em uma folha à parte. No caso de pedir para que seus alunos produzam, você deve delimitar a temática e a quantidade de item. Exemplo: Tema cores, quantidade 5, 10…

Você, professor, faz uma lista com 20, 30 itens sobre o tema escolhido e chama um por um desses itens para ver quem completa a cartela primeiro. É super divertido e vai ajudar seus alunos a absorverem um novo conhecimento.

DUAS VERDADES E UMA MENTIRA - Essa brincadeira pode ser tanto sobre um conteúdo em sala de aula quanto para conhecer sua turma. Nesse caso o aluno e/ou você escrevem dois fatos verdadeiros sobre um tema e outros precisam adivinhar qual afirmação é falsa.

EU TAMBÉM - Aqui você vai trabalhar com os alunos a empatia, pois ela mostra aos alunos que apesar das diferenças, que são importantes para nos fazer únicos, sempre temos afinidades em comum com outras pessoas.

Nessa brincadeira uma criança deve falar algo que gosta, por exemplo, e as outras crianças que se identificarem devem dizer eu também.

As crianças que disserem “eu também” anotam um ponto em uma folha e assim continua até todos terem dito algo. Ao final, você deve pedir para que os alunos mostrem as folhas em que eles estavam marcando um ponto e assim o professor pode trabalhar a quantidade de itens que eles têm em comum.

No caso de os alunos serem alfabetizados, você pode até trabalhar a escrita dos itens que foram falados.

QUEM SOU EU - Essa brincadeira também serve para reforçar um conteúdo de uma maneira mais lúdica e divertida. Nela, você deve sortear um item, de uma temática já definida: reino animal, filme, personagem, música, assim por diante.

Com apenas perguntas que devem ser respondidas por você com sim ou não, seus alunos devem adivinhar que item você sorteou.

Todas essas brincadeiras e jogos podem ser feitos utilizando a plataforma Kademi com o recurso do Aula ao Vivo ou até mesmo a ferramenta de atividades do tipo Fórum.

Basta combinar um horário com a turma para que todos estejam online e se divertirem. Assim suas aulas ficarão muito mais atrativas e seus alunos mais participativos.

Gostou? Então compartilha com mais professores essas dicas? Ahh, e não se esqueça de marcar a gente nas nossas redes sociais quando estiver brincando com os seus alunos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>