10 dicas de organização para facilitar a vida de um(a) professor(a)

portrait-of-female-teacher-in-suit-with-notepad-on-greenA organização é fundamental para a qualidade da nossa vida. Ela facilita nosso dia e nos ajuda a cumprir nossas tarefas. Por isso, na vida de um professor ela não é menos essencial. Ela vai te ajudar a desocupar um pouco a sua mente e tornar seu dia mais produtivo, servindo tanto para os afazeres da vida profissional quanto da vida pessoal.

Então que tal conferir essas dicas? Tenho certeza que pelo menos uma delas vai te ajudar e muito!

DESMITIFIQUE A ORGANIZAÇÃO - Organização não é algo metódico, engessado. Ela deve ser adaptada à sua realidade. Por isso, nada de pensar “Sempre foi assim, então sempre vai ser”, “Organização não é para mim”.

A organização é uma facilitadora, então ela deve simplificar sua rotina e não ser um trabalho a mais. Encontre ferramentas que te ajudarão e assim você tornará seu dia a dia mais fácil e verá que cada um tem seu modo de se organizar.

ANOTE SUAS TAREFAS - Com a quantidade de coisas que temos que dar conta todos os dias é normal que o nosso cérebro se sinta esgotado e isso acaba fazendo com que a gente se sinta mais cansado do que o normal. Por isso, uma ótima dica é ter um caderninho ou um bloco de nota, que podem, ou não, ser virtual, para que você anote seus afazeres do dia, semana e mês.

Assim, você tira do seu cérebro a responsabilidade de lembrar esses itens e ganha espaço para armazenar outras informações nele hehe Vale anotar tudo: regar a planta, levar o cachorro para passear, tirar o lixo, planejar aula, postar vídeo, elaborar material da aula, colocar aula no sistema…

ADOTE UM PLANNER - Tenha um calendário para anotar seus compromissos do mês, datas importantes, comemorativas, datas para realização de avaliações e assim por diante.

Também registre os conteúdos anuais das séries que você dá aula, assim você terá uma noção do conteúdo do ano letivo. O que você já passou e pode elaborar estratégias para interligar temáticas trabalhadas em aula. A visualização torna tudo mais fácil.

CRIE HÁBITOS - A organização faz parte de uma rotina com bons hábitos. Claro que para quem não está acostumado no começo pode parecer difícil, mas depois de um tempo praticando algo isso se torna fácil.

Coloque na sua mente que o que pode ser feito em menos de 10 minutos pode ser feito agora e não precisa ficar para amanhã. Por exemplo, deixei um livro em cima da mesa, isso vai levar menos de 10 minutos para guardar. Se eduque a introduzir bons hábitos aos poucos no seu cotidiano.

DEFINA PRIORIDADE - Não tente inventar muitas atividades ou práticas extraordinárias e executar todas de uma vez. Isso vai te desgastar e você pode acabar não dando conta de nada.

CRIE PASTAS - Separe suas aulas, atividades, provas, livros por tema. Exemplo: acentuação, pronome, pontuação, e assim por diante. Desse modo você encontrará seus arquivos muito mais fácil.

RESERVE UM HORÁRIO PARA PENSAR SUAS AULAS - Sei que para muitos professores essa parece uma missão impossível. Mas se você não definir horários para pensar suas aulas, elas irão te atropelar o dia todo e você terá isso matutando o tempo todo, não conseguirá fazer suas outras atividades pessoais.

Pode até parecer exagero, mas muitos professores desenvolvem quadros de ansiedades por não conseguirem separar horários específicos para o planejamento de aula. Em muitos casos você pode até acabar prejudicando o desenvolvimento dos seus alunos por não parar para analisar se suas aulas estão dando certo, o que pode ser melhorado, o que deve ser mantido e assim por diante.

TENHA UM ESPAÇO PARA SEUS MATERIAIS – Esse é outro item que para muitos pode parecer impossível também. Pois às vezes a sua casa já muito pequena e é dividida com mais pessoas. Mas, por menor que seja seu espaço, defina lugares para seu trabalho e para seus materiais. Assim você não gastará tempo e energia enlouquecido procurando suas coisas.

DESTRALHE - A maioria dos educadores vivem cheios de bilhetinhos que recebem dos alunos, materiais, livros de apoio, trabalhos dos estudantes, muitas coisas que nem são mais úteis.

Por isso, fazer uma revisão do que deve ser guardado realmente é muito importante e isso vai te ajudar a cumprir o tópico anterior deixando mais espaço livre. Além disso, quem conta com a plataforma Kademi tem à disposição um acervo de materiais digitais e muitas das atividades e avaliações são enviadas utilizando a plataforma, o que poupa espaço, papel e forma um registro dos alunos que passaram por você.

TENHA UM TEMPO PARA VOCÊ - Do mesmo modo que é importante reservar um tempo para o planejamento das aulas, é fundamental ter um tempo seu. Isso alivia o estresse, relaxa seu cérebro e é um momento para você fazer o que mais gosta, tomar um café sossegado, assistir um bom filme, sair com os amigos, ler aquele livro que você já está querendo faz tempo.

Isso é fundamental para que seu corpo continue funcionando bem e dê conta das suas tarefas diárias. Por menor que seja o tempo que você consiga livre, ele é importantíssimo para você lembrar que existe uma vida fora do seu trabalho.

Gostou dessas dicas? Conta para a gente se você tem outra técnica de organização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>